Entre o nascer e o morrer

HÁ TEMPOS PENSO EM ESCREVER SOBRE A MATERNIDADE. SOBRE O QUE ACONTECE DEPOIS QUE RECEBEMOS UM EXAME POSITIVO DE GRAVIDEZ. SOBRE O INÍCIO DA VIDA. MAIS. QUALQUER COISA ENTRE O NASCER E O CRESCER DE UMA PESSOA. 

 

MEU PRIMEIRO FILHO NASCEU HÁ DOIS ANOS E POUCO. DESDE ENTÃO, ESCREVI LONGOS TEXTOS MENTALMENTE. VÁRIAS PALAVRAS QUE NUNCA ENCONTRARAM UM PAPEL. NEM A TELA DE UM COMPUTADOR. COISAS QUE EU QUERIA LEMBRAR. COMPARTILHAR. MAS QUE JÁ SE FORAM.

 

MEU SEGUNDO FILHO NASCEU HÁ DEZ DIAS. PENSEI: TERIA HISTÓRIAS PARA UM LIVRO INTEIRO – SE UM DIA TIVESSE TEMPO PARA ISSO. AÍ RECEBO O CONVITE PARA PARTICIPAR DO BLOG DE DUAS AMIGAS. ME SINTO PRATICAMENTE INTIMADA A COMEÇAR. NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER.

 

OS DIAS PASSAM. A ROTINA ATROPELA. OS SENTIMENTOS SE TRANSFORMAM EM PALAVRAS. MAS APENAS DENTRO DA MINHA CABEÇA.

 

ATÉ QUE RECEBO A NOTÍCIA DA PARTIDA DE DOIS COLEGAS DE PROFISSÃO. UMA REPÓRTER QUE DIVIDIU COMIGO NOITES DE TRABALHO INTENSO, TEXTOS ESCRITOS A QUATRO MÃOS. MAIS. DIVIDIU COMIGO IMPRESSÕES DA CARREIRA. CONFISSÕES PARTICULARES, MOMENTOS DE VIDA. ATÉ A NOTÍCIA DE UMA DOENÇA QUE UM DIA COMEMORAMOS TER IDO EMBORA. NÃO SABIA. ELA TINHA VOLTADO. E ESSA GRANDE MULHER É QUE FOI EMBORA.

 

NO MESMO DIA, A MESMA DOENÇA LEVA UM COLEGA DE PROFISSÃO QUE PROVAVELMENTE NEM LEMBRAVA QUE EU EXISTIA. MAS FOI ELE QUEM ME ACOMPANHOU NA PRIMEIRA MATÉRIA QUE FIZ NA VIDA, AINDA ESTAGIÁRIA, AINDA MENINA. E ELE TEVE TODA A PACIÊNCIA E BOA VONTADE DE ME ENSINAR O QUE HÁ ANOS ELE TINHA APRENDIDO.

 

ENQUANTO ISSO, UMA OUTRA COLEGA, TAMBÉM NÃO MUITO PRÓXIMA, ME CONFIDENCIA UMA GRAVIDEZ INESPERADA. COMEMORO. TENTO AJUDAR COM A MINHA EXPERIÊNCIA. ME FAÇO DE MÉDICA, DE AMIGA. FAÇO PLANOS POR ELA. DOIS DIAS DEPOIS, A NOTÍCIA DE QUE NÃO VINGOU. 


VINGAR. VIVER. MORRER. ESSE CICLO ME FEZ PENSAR. NÃO HÁ MESMO TEMPO A PERDER.

 

A VIDA É O QUE TEMOS AGORA. AMIGOS QUE SURGEM. AMIGOS QUE PARTEM. FILHOS QUE CRESCEM. FILHOS QUE NASCEM. E NÃO MOMENTOS QUE SE VÃO OU SE PERDEM NA MEMÓRIA. 


A VIDA NÃO É QUALQUER COISA ENTRE O NASCER E O MORRER. É O QUE A GENTE APRENDE E O QUE A GENTE ENSINA. 


AO VIVER. 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s