Sobre a morte

Nosso cachorro morreu.

Meu filho não percebeu de cara, entre outros motivos, por que o cachorro frequentemente vinha ficando uns dias no hospital, e também porque nós mesmos ficamos alguns dias fora de casa, viajando, antes dele morrer.  Bem, como explicar a uma criança de 3 anos sobre a morte? Se às vezes nem eu entendo…

O menino que fez o funeral do peixinho morto dele me deu uma noção de como as crianças entendem a morte: exatamente como os adultos, com tristeza e luto.

Eu achei que o Tomás não fosse se preocupar com o Frodo. Mas as crianças sacam tudo. Passou um tempo e ele perguntou onde estava o cachorro. Pensamos, pensamos e resolvemos contar que ele tinha ido morar com a mãe dele, porque estava muito doente, e ela ia cuidar dele.

Featured imageEle engoliu por um tempo, mas depois voltou a perguntar. E de novo e de novo. E queria saber quando ele ia voltar pra nossa casa. Ele precisava de um “fim” para o cachorrinho que conviveu com ele por três anos.

Percebi que a história da mãe não convenceu ele. Faz todo sentido, afinal, na cabeça dele, as mães sabem cuidar, e ele ficaria curado depois dessa temporada com ela. A morte precisa ser explicada, a criança precisa entender que aquele ser não volta mais.

Mudei a história, e agora, a versão é que ele foi morar com a mãe (pra ser coerente), mas depois acabou ficando mais doente, e o papai do céu resolveu transformar ele em estrelinha. Pronto, eis o fim de que ele precisava. Ele não tocou mais no assunto. A foto do cachorro continua pendurada na nossa parede e a lembrança no coração de todo mundo de casa, tenho certeza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s