Instamãe

  

Quando a gente aproveita a fila do mercado pra escrever pro blog quer dizer que o tempo anda mesmo escasso. E que a gente aprendeu a otimizar esse tempo. E não quer mais perder nenhum instante. Ah! E que estou no mercado minha gente! (Quem tem um recém nascido em casa sabe o que isso quer dizer!)

O fato é que preciso compartilhar o que acabo de ouvir. 

Atrás de mim na fila do caixa rápido, duas marombeiras conversam. Uma diz que está barriguda. A outra rebate na hora: “se uma barriguda de verdade te ouve dizendo isso vai dar na sua cara”. 

Não dei na cara. Nem encarei. Olhei foi pra baixo. Pra ela. Pra minha barriga – um resto de pele e gordura, resquícios de um parto recente sem tempo determinado para desaparecer da minha vida. 

Estou magra. Não visto roupa de mãe que amamenta. A blusa é preta mas não disfarça. Quem me olha vê uma magra barriguda. Não tenho desculpa. 

Olho pra cesta das saradas: alface, pão integral. Produtos diet. Na minha: Coca-cola. Bolo. Chocolate. Sorvete. Nutela! Coisas que nunca comprei de uma só vez. Mas sair pra fazer compras é uma experiência tão rara e libertadora para uma mãe que amamenta que a gente acaba perdendo a linha… Quem já teve um recém nascido em casa sabe o que quero dizer. 

O fato é que ando comendo como uma vaca. Aliás, como vaca comem as marombeiras! Eu como mesmo como uma mãe que amamenta e vive com fome e decidiu não cortar nada da alimentação porque passou a acreditar que nada do que eu deixar de comer vai mudar a vida do bebê. Nem a minha. E estou feliz da vida. 

Outro dia uma amiga sugeriu (claro que brincando) que eu me torne uma dessas musas fitness do Instagram. Eu postaria o dia a dia de uma mãe barriguda tentando, com suor, lágrimas e fotos inspiradoras, ficar sarada depois do parto. Quem sabe assim sairia do anonimato, viraria uma instacelebridade e ganharia uns trocados em troca?! E claro, uma barriga tanquinho! 

Uma pena! Não nasci pra isso. Pro exibicionismo. E pro exercício também, confesso. 

Mas decidi, recomendada por outra amiga, seguir um perfil de uma marombeira que conta a própria vida em posts e fotos cheias de pose no Instagram. Desse tipo musa fitness cheia de seguidoras invejosas. Passei a ser uma delas. Das seguidoras, claro. A ideia era dar inspiração pra eu perder os quilos que me faltam e enrijecer o que me resta. Mas a cada post que vejo só dá mesmo aquela inveja. Aquela que toda mãe de recém nascido ou qualquer uma que não se livrou dos quilos extras deve sentir. E como disse outra amiga: “Aff, não dou conta!” 

Antes que eu elimine esse perfil da minha timeline e da minha vida, lembro do bafafá que rendeu uma tal modelo americana que grávida de 9 meses tinha a barriga menor e mais definida que a minha em toda a vida.  Ela postava selfies na rede social em trajes miúdos e o mundo (materno, pelo menos) se estapeava em comentários prós e contras. Eu me abstive. Se ela estava saudável e o bebê também, palmas pra ela. As marombeiras do mercado também devem pensar como eu. E esse tal perfil é outro que também não to mais dando conta. 

Fica a dica: melhor não acreditar muito nestes perfis pseudo inspiradores. Se descobrirmos o que há por trás de tanta perfeição e alegria podemos nos decepcionar. 

Eu mesma outro dia postei uma foto da minha mão segurando a mão do meu bebê de três semanas. Quem já teve um recém nascido logo repara: as unhas estão feitas! E vermelhas! E lindas! “Vc não está um cacareco!”, disse uma amiga que pariu já há um tempo. Bem. Hoje são aquelas unhas que completam três semanas! 

E em vez de sonhar em ser musa fitness me satisfaço com um perfil de instamãe inspiradora. Aquela que fica em êxtase quando vai ao mercado, esnoba o corpão da marombeira e se acaba num pote de Nutela. Que se deleita com fotos de mãos e pés e boquinhas de recém nascido. E que não posta, nem com mil filtros, um único registro da barriga e das unhas cacareco. Se quiser a pura verdade, melhor nem me seguir. 
  








Anúncios

2 comentários sobre “Instamãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s